Sobre a Vila Prudente

Bairro da Vila Prudente

Vila Prudente é um distrito da Cidade de São Paulo, localizado na região Sudeste e pertencente à Subprefeitura da Vila Prudente.

O nome do bairro (e distrito) vem da admiração que os proprietários tinham pelo então presidente da República Prudente de Morais, que havia sido o primeiro governador do Estado de São Paulo (de 14 de dezembro de 1889 a 18 de outubro de 1890) após a proclamação da República.

A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi, (Emídio, Panfílio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafim Corso, compraram a gleba de terra dos Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. Os Falchi tinham a pretensão de lotear e realizar outros negócios no grande terreno adquirido.

Atualidade

O Bairro Vila Prudente é considerado hoje um distrito classe média em transição para o média-alta. Bairros como Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente e Vila Zelina reforçam esta ideia com o seu atual e constante desenvolvimento.

Também é um ponto positivo a sua proximidade com o centro, situado a cerca de 6 km de distância do Largo da Vila Prudente, e de distritos tradicionais da cidade, como a Mooca e o Ipiranga.

Por outro lado, ainda há residências de baixo-padrão em determinadas regiões do distrito. Há também uma grande comunidade, conhecida simplesmente por Favela da Vila Prudente, que é semi-urbanizada e está situada em uma região onde antes havia uma indústria.

Localização e Infraestrutura

O distrito é atendido pela Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo com as estações, Estação Vila Prudente e Estação Tamanduateí. ambas foram inauguradas no ano de 2010. É também atendido pelo VLP do Expresso Tiradentes, com atualmente a última e única parada do sistema no distrito. A Parada Dianópolis está localizada próximo ao Terminal Vila Prudente e a Estação Vila Prudente do metrô.

A continuação do VLP Expresso Tiradentes até o distrito de Cidade Tiradentes foi transformado em monotrilho ou metrô leve. foi rotulado como uma extensão da Linha - 2 Verde, é um sistema semelhante já implantado na cidade de Tóquio. Com isso, é previsto que o distrito receba as primeiras estações de metrô leve da cidade de São Paulo. A obra ja está em execução, e as primeiras estações serão entregues em 2012. Diversas linhas de ônibus da SPTrans estão presentes no distrito, em sua maioria estão localizadas na Rua do Orfanato.

No distrito, há um grande centro comercial, o Central Plaza Shopping, O único cremátorio da Cidade de São Paulo, além do Cemitério da Vila Alpina (que é um dos maiores da capital paulista), ambos estão localizados no bairro de Vila Alpina. também possui um grande clube municipal, o Clube Municipal Arthur Friedenreich.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Vila Prudente

Blog do Guia do Bairro da Vila Prudente

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Dados Principais sobre a Vila Prudente

População 96.441 hab. (2010)
Renda média R$ 1.345,63
IDH 0,867 - elevado
Subprefeitura Vila Prudente
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 5

Vídeo sobre o bairro da Vila Prudente
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Vila Prudente

Mapa Vila Prudente

 

Moradores ilustres da Vila Prudente

 

   

  Sobre o EncontraVilaPrudente
Fale com EncontraVilaPrudente
Anuncie no EncontraVilaPrudente
Cadastre sua Empresa no EncontraVilaPrudente (grátis)



Termos EncontraVilaPrudente | Privacidade EncontraVilaPrudente

Bandeira do bairro da Vila Prudente